Jim Lee


É considerado um dos maiores desenhistas do mundo, e ganhou o prêmio especial de Harvey por novo talento em 1990, escritor, criador e editor é conhecido pelo seu estilo detalhista e dinâmico, é um dos mais conhecidos no mundo dos quadrinhos nos EUA.

O ano era 1964,o mês :agosto, dia 11...nascia Yong Chul (nome verdadeiro) em Seul-Corea do sul.teve algumas aulas de arte aos 4 anos,aos 5 migrou para os EUA para a cidade de Missouri. Mesmo gostando tanto de desenho acabaria por optar em seguir os passos do pai-como médico.Em 1985 Chegou à formar-se em medicina pela universidade de Princeton-Nova Jérsei.indo trabalhar como voluntário em um laboratório de pesquisas,limpando resíduos radioativos. E foi justamente nessa fase que o interesse por desenho voltou a crescer. Teve alguns cursos de arte no colegial e na escola de verão mas nada sério até seu ultimo ano na faculdade. estava muito entusiasmado e inspirado com o trabalho de artistas como Barry-Windsor-Smith(o preferido),Frank Miller,Kevin Nowlan,Milo Manara entre outros...Jim Lee passou a desenhar feito louco aprimorando seu desenho. Depois, junto com o amigo Brandon Choi foi bater na porta da poderosa Marvel comics: propondo uma série em quadrinhos-WildBoys.o máximo que conseguiu foi ficar esperando uma resposta.
Em 1986(mesmo ano)conseguiu seu primeiro trabalho profissional,arte-finalizar a primeira edição da revista samurai santa para a empresa Solson Comics.sua carreira começava ali...estava decolando...
Em 1987,participando de uma convenção de quadrinhos a creatin con,em Nova Yorque ele encontrou Archie Goodwin e Carl Pots.mas ficou intimidado e não mostrou seus desenhos ficou andando e,quando finalmente tomou coragem de mostrar ,ambos tinham ido embora.conformado ficou só conversando com outros artistas. Mas pouco depois Archie Goodwin retornou.pois tinha prometido examinar o portifólio de um sujeito.mas o cara atrasou e o jim lee, já mais a vontade,exprodiu: ¨que tal dar uma olhada nos meus desenhos¨então ficou combinado para o jim lee dar uma passada na Marvel.jim lee estava cursando psicologia em Princeton e tinha decido não seguir mais a carreira de médico,como queria seus pais.e quando lhe ofereceram emprego na Marvel(após um teste de 6 paginas)ele jogou tudo pro alto e aceitou imediatamente.
Em agosto de 1987,começou com o numero 51 de alpha flight(tropa alfa. essa historia encontra-se em wolverine7 da abril)onde permaneceu até a edição 64 e continuou como capista até a 69. Fez uma historia de 11 paginas em solo avengers 1.e capas para a revista robocop e marvel age.
Seu desenho dinâmico,anatomico e forte começou a ser notado e em 1988 ele foi chamado par a desenhar o justiceiro (essas historias encontram-se em superaventuras marvel 95 e96,98 e 99 e grandes herois marvel 26 e 34 ).logo ele estava desenhando e arte-finalizando toda a revista.foi onde ele desenvolveu e aperfeiçoou seu estilo detalhista.assim ele atraiu realmente a admiração e adoração dos fãs.trabalhou cerca de um ano e meio e tornou-se um dos quadrinhistas mais requisitados da editora lhe pediam capas,historias curtas,pin-ups desenhava conan,transformers,the nam,marvel fanfarre entre outras...
Quando viram o visual do wolverine desenhado por ele junto com o justiceiro,os grandões da marvel não tiveram dúvida:queriam aquele cara desenhando os x-men.e em dezembro de 1989 a edição 248 de uncanny x-men trazia sua arte. Mas a boa recepção por parte dos fãs fez ele desenhar mais uma;a 52. Os proprios fãs dos x-men passaram a escrever para a editora e exigir que o jim lee assumisse de vez a revista.o artista passou a dividir seu tempo de forma irregular entre x-men e justiceiro(ficou até o numero 19).
Assumiu de vez a revista x-men no numero 254,embora sua arte superdetalhista e outros trabalhos da marvel comics o forçasse a pular algum numero.
 Chris Claremont era o roteirista,só depois que ambos passaram a dividir a criação da trama é que “estourou mesmo.”essa parceria durou até o numero 277, mas o jim ainda continuou a ajudar nas tramas por diversas edições.é considerado um dos melhores períodos da revista ,artistica e financeiramente,de todos os tempos.
Em outubro de 1991 a marvel criou x-men 1,um título novo exclusivamente para o desenhista;jim lee.a edição bateu o recorde de 8 milhões de copias vendidas.graças,principalmente,as 4 versões diferentes da capa além de recriar os uniformes,de forma incrivel e dinamica,do grupo.
Chris Claremont ficou 3 edições,mas a visão de um começou a conflitar com a do outro e, Claremont saiu. Jim lee,agora,era o artista mais influente, procurado e o mais importante da marvel e tinha o mercado a seus pés. Era o artista mais imitado...quem queria fazer sussesso ou arrumar emprego tinha que imitar o estilo do jim lee.logo todos estavam imitando-o;na esperança de ter um pouco do seu poder divino. Lemblando que não dar pra deixar de fora seu arte-finalista Scott Williams que fazia aquela magia toda com traços e linhas.
Em 1992,Jim Lee (x-men)Todd Mcfarlane(h.aranha)Rob Liefeld(x-force)Mark Silvestri(wolverine)Erik Larsen(hulk e justiceiro)e Jim Valentino(guardiões da galaxia),juntos traziam milhões de dolares de lucro para a marvel por mês.eram os maiores astros do mercado,mas reclamavam de não ter liberdade criativa e como a tentativa de conseguir não deu resultado,uniram-se e sairam para fundar sua propria editora:a image comics.onde abrigaria o selo individual de cada criador.j untos criaram o estilo image de desenhar quadrinhos.
 Jim Lee criou o selo wildstorm e nele o título wild c.a.t.s.era a serie em quadrinhos que vendia mais de 1 milhão de copias por mês e virou até desenho animado em 1994. O sucesso o levou a contratar roteiristas de peso como o proprio Chris Claremont,james Robinson e até o mundialmente consagrado Allam Moore. A propria marvel incentivava a todos a imitá-lo a fim de descobrir seu proprio jim lee.
Em 1996,a marvel fel um acordo especial com jim lee e ele tornou-se responsável por dois titulos de herois renascem:quarteto fantastico e homem de ferro. Rob Liefeld ficou com herois renascem:capitão america e vingadores.logo suas revistas :quarteto e homem de ferro estavam entre as 10 mais vendidas nos estados unidos.Rob Liefeld foi demitido pela baixa venda de suas revistas comparadas com as do jim.então jogaram os titulos em sua responsabilidade e de seu estudio o imenso trabalho de editar e coordenar os 4 titulos fez com que ele parasse de desenhar o quarteto depois da edição 6,mas entregou as 13 edições de cada titulo e ainda concluiu com um encontro nas 4 edições de numero 13 entre os herois marvel e os da wildstorm.
Em seguida jim lee participou de um crossover entre x-men e wildcats,mas sua arte parecia ter sido feita com menos cuidado do que era normal para ele.
Em 1997,jim lee criou o titulo poder divino-bem mais maduro em roteiro e arte,ele mesmo escreveu e desenhou as 12 edições,e capas para mais 2 edições especiais enquanto desenhava para v arias outras revistas e gerenciava sua empresa.
 Em 1998,Jim Lee começou procurar comprador pra sua empresa,não se achava tão bom empresario quanto gostaria e já estava começando sentir os efeitos da grande crise dos quadrinhos que começou em 1993.editoras fechavam a todo momento,até a poderosa marvel comics entrou em um estado de semi-falencia.jim lee preocupado com seus funcionarios decidiu vender sua empresa.alem do mais não tinha tempo nem de tirar a poeira de sua prancheta-era a solução pra voltar a desenhar.
Em agosto de 1998,vendeu a wildstorm para a dc comics enquanto continuaria como diretor editorial do selo. Para a dc comics significava adicionar um grande numero de personagens e titulos de sussesso, e de quebra ter o contrato de exclusividade de um dos desenhistas mais consagrados do mundo.
Na dc comics ele ficou meio que em quarentena ... terminou as ultimas 4 edições de poder divino e fez varias capas e pin-ups para revistas como flash,lanterna verde,transmetropolitam,superman,mulher maravilha,supergirl e preacher.algumas historias curtas de 8 paginas tipo wreird tales da vertigo e orion(em 2 anos).
Em 2001 desenhou o especial imagine Stan Lee criando a mulher maravilha.mas não foi um sussesso...novamente sua arte parecia ter sido feita as pressas. Ilustrou,no mesmo ano,everquest: ruins of karnak.
 No final de 2001,junto com o roteirista Jeph Loeb e seu fiel arte-finalista scott williams criaram “batman silencio”...12 edições onde ele caprichou; inovou,testou tecnicas de pintura... o sucesso foi tão grande que a imagem do batman mais fiel é a sua...cadernos,bonecos,mochilas, adesivos,todos com seu batman.e o jim lee voltou ao topo da lista como o desenhista preferido.então todos queriam vê-lo desenhando superman.
Em 2004 entrou para uma temporada de 12 edições com o roteirista Brian Azzarello(100 balas)e fizeram o arco “superman,pelo amanhã”.apesar do roteiro meio confuso,a arte original interna chega a ser vendida a 5  mil dolares cada pagina.
Em 2005,Frank Miller criou uma serie alternativa do batman:grandes astros batman e robin e o jim lee foi escalado para os desenhos...infelizmente o roteirista atrasou muito devido seu envolvimento com o cinema.mas a arte caiu na graça dos leitores.
Em 2006,decidiram relançar wildcats com roteiros de Grant Morrison e desenhos do astro jim lee.
Em fevereiro de 2010 Lee foi nomeado ao lado de Dan DiDio como co-editor da DC Comics. De acordo com Lee, isso não indica afastar-se do lado criativo dos quadrinhos: "Fãs da minha arte, não temam. Desenhar quadrinhos faz parte da descrição do meu novo emprego e planejo inclusive aumentar minha produção", escreveu no blog oficial da Wildstorm, The Bleed.

Fontes: omelete, o pequeno gibi,Wikipédia.



















0 comentários:

Postar um comentário

 
ACUNHA © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc